quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Atividade 4.2 do Curso: Tecnologias na Educação - ensinando e aprendendo com as TIC

Atividade 4.2 – Plano de Projeto Pedagógico

Córregos: Clemências e Cruzeiro

25/11/2010

Autor e Co-autor(es)

Autora: Edvalda Macedo Leal

Co-autores: Leida Gomes F. Barra

Oneida Ferreira Rezende

Sebastiana Profiria Andrade

Quirinópolis – Goiás Escola Municipal Professora Zelsani

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino

Componente Curricular

Tema

Ensino Fundamental Final

Meio Ambiente

Conservação ambiental

Objetivos da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar a conscientização e o respeito pelo Meio Ambiente e da importância da sua preservação para a sobrevivência do ser humano com interação dos participantes, através de um passeio nas nascentes dos córregos das Clemências e Cruzeiro.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios do aluno

Principais bacias hidrográficas do município e do estado.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento

Levar os alunos no laboratório de informática para navegarem nos sites:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2007/03/06/25624/erosao_e_poluicao_ameacam_corregos.html

http://biologiademais.blogspot.com/2010/09/queimadas-criminosas-continuam-em.html

http://www.caminhoaguas.org.br/

Segundo momento

Dividir a turma em 6 equipes para as tarefas:

Saber quais são os córregos que passa pelo município; onde nascem; seu grau de poluição; quem são os agentes poluidores e o que podemos fazer para ajudar.
Pesquisar o que o governo municipal está fazendo para combater a poluição dos córregos do município.

Terceiro momento

Pesquisa de campo:

Percorrer as margens dos córregos: Clemências e Cruzeiros, registrando com filmes e fotos.

Visita a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entrevistar o secretário municipal do meio ambiente sobre projetos desenvolvidos para conservação e preservação dos córregos.

Construção de textos contendo os resultados das pesquisas e entrevistas.

Quarto momento

Pesquisa e criação de slides sobre a poluição dos córregos: Clemências e Cruzeiro como eram antes e como está agora, pontuando sua degradação.

Finalização

Realizar produções textuais diferenciadas em sala de aula, como: produções pessoais, narrativas, histórias em quadrinhos, tiras, poesias, cartazes, convite diversos.

Fazer a exposição dos trabalhos elaborados em sala e no laboratório de informática.

Será organizado um horário especial para que cada turma visite a exposição e fique à vontade para manusear, apreciar e ler os trabalhos da maneira mais confortável.

Postagem de todo material da aula no blog da escola.

Recursos Complementares

Computadores

Softwares

Internet

Projetor de mídias

Filmadora

Câmera digital

Impressora
Papel

Avaliação

Deverá ser contínua com relatórios descritivos de cada etapa desenvolvida durante a aula

Será direta através de observação do professor.

Serão avaliadas também as produções de textos e slides, sobre a questão ambiental e a apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar.

Também esperamos resultados satisfatórios com relação ao uso “coerente” do computador pelos nossos alunos, no sentido de estarem aliando essa importante ferramenta educacional aos conteúdos ministrados na sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário