quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Analise de Aula

Atividade 1.5 “Analise de Aula”

Sebastiana P. Andrade

A aula escolhida foi As manifestações culturais afro-brasileiras. Autor ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA, Co-autor Aléxia Pádua Franco. UBERLANDIA - MG ESC. DE EDUCACAO BASICA”


Estratégias de aula: A professora utiliza como estratégia de aula a conversa informal, analise de imagem e vídeo, produção oral e escrita de texto, pesquisa, debate do tema e socialização dos trabalhos. Todas as estratégias utilizadas pela professora possibilitam uma reflexão e mobilização do educando.

Apesar de em seu planejamento citar que não há necessidade de um conhecimento prévio dos alunos para o encaminhamento desta aula, Ela utiliza-o ao pedir para os alunos observarem atentamente as imagens e descrevê-las em detalhes, conforme suas vivências e percepções.

Para sistematizar e ampliar o conhecimento faz as intervenções necessárias através de diversos questionamentos, que podemos conferir abaixo. Ela sugere também Possibilidade de trabalho interdisciplinar: O professor de Português pode ajudar os alunos a revisarem os panfletos antes deles serem divulgados na escola; O professor de Artes pode ajudar na confecção dos panfletos, para que haja um equilíbrio entre imagens e palavras e para que o material consiga comunicar a sua mensagem de forma objetiva e instigante. O professor de geografia pode ajudar no que se refere a localização das regiões do Brasil em que cada manifestação cultural acontece e a criação das legendas. A interdisciplinaridade amplia o conhecimento e trabalha as diversas habilidades.

 A avaliação da aprendizagem dos alunos é feita através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. É importante realizar uma avaliação diagnostica e flexível, com a oportunidade de rever o planejamento e caso seja necessário fazer alterações.



QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Nome do curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Nome: Sebastiana Profiria Andrade
Atividade 1.1: “Quem sou eu como professor e aprendiz”


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Ser professor atualmente é um desafio constante. Estamos vivendo uma revolução tecnológica onde o nossos alunos já nascem como nativos digitais. Ser professor dessas turmas acostumados a novidades a cada dia é uma árdua tarefa. Assim manter os alunos estimulados e curiosos com os recursos que dominamos esta cada vez mais difícil. Tenho enfrentado dificuldade em utilizar as TIC em sala de aula. Procuro despertar sua curiosidade através de questionamentos, leitura de imagens, gráficos, análise de vídeo e relacionando os conteúdos com a atualidade tornando assim os conteúdo significativos.

Sempre que inicio uma nova turma procuro manter um relacionando de cordialidade e amizade para que possamos ter um relacionando de respeito e mais produtivo em sala de aula. A maneira de conduzir a convivência entre as turmas tem colaborado para a aprendizagem dos mesmos.

Procuro iniciar as aulas com conversas informais, onde através do diálogo posso sondar o conhecimento prévio dos alunos. É neste momento que cada um expressa sua opinião e questiona o tema estudado, aproveito para fazer as intervenções que se faz necessário e sistematizar a aprendizagem, acredito estar assim interagindo com a turma. A opinião de todos é respeitada.

É nesse momento que mais aprendo com meus alunos, pois eles estão ligados a tudo que acontece a sua volta, não tenho receio em demonstrar que também aprendo com eles.

Trabalho em uma escola onde posso contar com os colegas sempre que necessário. Todos as vezes que encontrei dificuldade tivi o apoio dos mesmos, que colaboraram para o meu crescimento intelectual.

Portanto, ser educador não é só ensinar é aprender todos os dias com todos a nossa volta.

Sou Professora



Sou Professora!

Quando digo que sou professora, em geral, respondem
com um "Ah" tão insípido, que gostaria de dizer:

"Em que outra profissão podeiras pôr laços no cabelo,
fazer penteados inovadores e ver um desfile de moda
todas as manhãs?
Onde te diriam todos os dias "És linda"? !!!
Em que outro trabalho te abraçariam para te dizerem o quanto te querem?
Onde serias tão importante que pudesses chegar à estrela do desfile... para lhe limpar os macacos?!
Em que outro lado te esqueceria das tuas tristezas para atender a tanto joelho esfolado e coração afligido?
onde receberias mais flores?
Em que outro lugar as tuas palavras causariam tanta admiração?
Em que trabalho te receberiam de braços abertos depois de teres faltado 1 dia?"

Sinto-me grande trabalhando com pequenos...
A todos os professores, que tanto semeiam para que os outros recolham
A todos que escolheram esta profissão...
Obrigada!!!

Hipertexto





TECNOLOGIA

A conexão que faz a diferença.

Especialista alertam: adquirir equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente se apropriar das novas possibilidades de construção do conhecimento


Dadas as dimensões continentais de nosso país, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados a distância. Para Fernando Almeida, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo e responsável pela logística dos módulos não presenciais da Escola de Gestores, um programa do Ministério da Educação (MEC), a tecnologia é também uma forte aliada do diretor no cotidiano escolar: “Ela possibilita disponibilizar um grande número de dados com transparência, prestar contas, controlar as notas de alunos e a presença dos professores e permite que qualquer outra informação seja colocada em rede aberta." O domínio da internet e de programas de edição de texto, de apresentação de dados e de tabulações é parte importante dos cursos de reciclagem de diretores oferecidos no país.

Como incentivo ao uso de das tecnologias na escola os órgãos estaduais de Quirinópolis em parceria com o MEC tem oferecido curso a distancia a todos os interessados. Comprovando assim o papel fundamental destas pois, cada educador tem a oportunidade de se aperfeiçoar sem ausentar de sua cidade, sua casa ou trabalho.

Nos dias de hoje faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola, no sentido de romper com a dificuldade de aprendizagem, utilizando ferramentas que se tornaram imprescindíveis à Educação tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet, entre outros, na formação e na prática do professor.

Adquirir as ferramentas e fácil o difícil é conscientizar o educador a utiliza-las como ferramento de trabalho.

Sebastiana Profiria Andrade

20/10/10